Dicas para dirigir na chuva com segurança e tranquilidade

Algumas regiões do país passam por períodos de chuvas bem fortes e nem sempre podemos evitar de dirigir na chuva e isso pode ser um desafio até para os motoristas mais experientes. Confira 6 dicas para dirigir na chuva com tranquilidade!

Não dá para negar que dirigir em condições de chuva é um desafio por demandar o dobro de atenção e alguns cuidados extras em frente ao volante e para aqueles que se aventuram em motocicletas o desafio é maior ainda. Nessas condições a visibilidade é prejudica, os pneus não ganham a aderência que deveriam entre outros problemas. Por isso é extremamente importante manter o veículo em boas condições e colocar em prática as instruções relacionadas a direção defensiva e assim o percurso termine sem problemas. Selecionamos 6 dicas para dirigir na chuva sem preocupações. Confira!

1. EVITE FREADAS BRUSCAS 

Em diversas ocasiões, a chuva pega os motoristas de surpresa. Chuva e alta velocidade, é uma coisa que definitivamente não combina, portanto não freie bruscamente. Apesar de ser importante conduzir devagar enquanto dirige na chuva, faça a troca de marchas gradualmente. Afinal, como os pneus não estão com a aderência ideal, ao fazer isso as chances de derrapagem são altas colocando em risco a sua segurança e a de outras pessoas.  Por outro lado, se perceber que o carro já perdeu o contato com a via, mantenha as duas mãos firmes no volante e tire o pé do acelerador até que a situação seja normalizada. 

2. USE O FAROL BAIXO 

Essa dica vale não só para situação de pilotagem na chuva, mas também em rodovias, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o farol baixo deve ser usado em rodovias e no perímetro urbano. Ao dirigir na chuva a situação não muda. Aliás, se você acionar o farol alto, sua visão será ofuscada devido ao reflexo dele sobre a água.

3. MANTENHA DISTÂNCIA DO VEÍCULO DA FRENTE 

Este também já é um cuidado que precisa ser tomado independentemente de estar chovendo ou não. No entanto, diante de um mau tempo a desvantagem da aderência torna-se um fator decisivo, em caso de freada brusca e repentina.  Além disso, a chuva prejudica a sua visibilidade te impedindo de antecipar algum movimento ao redor que pode fazer com que outros condutores parem. Portanto, adote uma distância de segurança de 10 metros sempre. 

4. REVISE OS LIMPADORES DE PARA-BRISA 

Essa é uma dica simples, mas que pode fazer a total diferença. Certamente, os dias de sol podem ter ressecado as borrachas dos limpadores, não deixe de verificar o estado de conservação dessas peças. Afinal a chuva pode chegar inesperadamente e você precisa estar preparado.
Ao mesmo tempo, ligar o ar-condicionado e passar uma flanela seca do lado de dentro dos vidros também são ações que melhoram a visibilidade. 

5. TOME CONHECIMENTO DE AVENIDAS E RUAS ALAGADAS 

Graças a tecnologia, temos condições de saber como está a situação do trânsito através de aplicativos inteligentes como o Waze e Google Maps, podem compartilhar informações sobre como as ruas e avenidas se encontram em momentos de chuva. Evite aquelas ruas da sua cidade que sempre ficam alagadas durante os períodos de chuva. No entanto, se estiver num local desconhecido, pare o veículo e tente pesquisar quais vias costumam acumular água. Caso veja que carros à frente não conseguiram percorrer um trecho devido ao alagamento, não insista. Pelo contrário, encoste o carro e espere o nível baixar.

6. CUIDADO COM OS PEDESTRES 

Por fim, seja gentil com as pessoas que estão a pé. Geralmente, elas atravessam a rua correndo na tentativa de sair da chuva o mais rápido possível. Nesse sentido, podem não prestar atenção nos carros que se aproximam. Fique atento(a) à circulação de pedestres evitando, assim, atropelamentos, pensar na segurança do próximo também é uma responsabilidade do condutor.

Por falar em trânsito, você vive tranquilo diante dos imprevistos do dia a dia? Conheça nossos benefícios de proteção veicular e faça uma cotação, temos proteção ideal para você viver tranquilo diante de imprevistos como roubo/furto, colisão, panes e muito mais!  

Veja mais matérias

Mútuo

Somos uma associação que oferece assistência, amparo e proteção veicular em todo o território nacional, sem fins econômicos. Graças ao associativismo podemos garantir tranquilidade aos nossos associados por meio de benefícios diferenciados, como proteção contra colisão, roubo, furto, incêndio e muito mais. Estamos no mercado a mais de 6 anos e sempre prezamos pelo melhor atendimento possível com agilidade e eficiência para oferecer o melhor às pessoas que depositam sua confiança em nós. Aqui o associado encontra uma central de soluções para seus problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *