Quais os custos e etapas para tirar a CNH?
Tirar a carteira de motorista é um momento muito esperado por muitos, quem quer ter a liberdade de aproveitar as estradas brasileiras precisa passar por todas as etapas de tirar a CNH – Carteira Nacional de Habilitação, documento obrigatória para todo brasileiro que deseja transitar com automóvel. Não tem como negar, tirar a carteira de motorista demanda um investimento de tempo e dinheiro, infelizmente não adianta ter pressa, em alguns casos o processo é longo no qual poderá decorrer em até 12 meses, mas no final é recompensador.
Então listamos para vocês a seguir qual é o processo e as exigências para adquirir sua CNH.
A primeira coisa a se saber é que, de acordo com a legislação só é permitido tirar a CNH o candidato deve ser maior de 18 anos, alfabetizado e possuir CPF – Comprovante de Situação Cadastral.
1º Etapa
Fazer o registro da biometria no DETRAN da sua cidade ou o órgão responsável. Algumas cidades brasileiras esse órgão é o CIRETRAN. Vale a pena dar um google pra ter a certeza. Além de registra a biometria, devem ser apresentados originais e cópias simples de RG, CPF, comprovante de endereço emitido até três meses imediatamente anteriores à data da solicitação e protocolo original de agendamento do site do Detran.
2º Etapa: Exames
Nessa segunda etapa entram as baterias de exames que devem ser feitos pelo candidato, aptidão física, metal e psicológicas:
– Exame médico e aptidão física
Um exame de aptidão física serve para certificar que uma pessoa tem plenas condições de saúde para exercer determinada atividade, neste caso para exercer a função de motorista, são avaliados aspectos como, visão, pressão, coordenação motora e reflexo. Caso o candidato apresente algum problema de grave em relação a um desses aspectos, ele pode ser reprovado e barrado de tirar a CNH por algum tempo, pois terá a possibilidade de refazer o exame.
– Exame psicotécnico
O teste psicotécnico avalia principalmente aspectos da personalidade da pessoa, no qual evidencia o nível de habilidades necessárias para um motorista, como o raciocínio lógico a coerência, tomada de decisões, como a pessoa processa as informações assim como o comportamento e a memória. Essa avaliação é importante pois tenta simular algumas situações em que o motorista certamente passará durante seu dia a dia conduzindo um veículo, sabemos que um dos aspectos mais importante de um motorista, além do controle no volante é o controle mental diante de situações estressantes.
– Necessidades especiais
O exame médico também serve para acusar alguma restrição motora que irá interferir na habilidade do condutor, nesse caso, será feita uma validação de adaptações no carro do condutor.
3º Etapa: Curso teórico
Nesta etapa o candidato irá se inscrever no curso sobre as regras, orientações e leis de transito, com aulas que abordará toda da dinâmica do transito brasileiro. O curso tem duração de 45h obrigatórias, em um Centro de Formação de Condutores. Após o termino do curso o candidato passara por uma avaliação sobre tudo que aprendeu, 15 dias após o término.
4º Etapa: Agora é só práticar
Agora sim, o candidato começará a ter a sensação de de fato estar no controle do volante, precisa cumprir com pelo menos 25 horas aula de direção em um carro especial do centro de formação de condutores ou autoescola sempre acompanhado po um instrutor. Lembrando que desse total, 4 devem ocorrer obrigatoriamente no período da noite. O uso de simulador é permitido e não é obrigatório.
5º Etapa: chegou a hora do tão temido ou não teste prático
A etapa mais decisiva na jornada de quem deseja garantir sua permissão para conduzir o veículo, a tão sonhada CNH está a um paço, ou melhor a um teste de ser aprovada. Após cumprir a carga mínima de horas de aulas práticas, o candidato pode agendar o teste de prático de rua para colocar em xeque sua habilidade. Lembrando que passado a carga mínima de aulas o candidato pode decidir se está pronto ou não para fazer o exame, se o candidato for aprovado, é só comemorar e aguardar sua CNH
E o custo de tudo isso?
Pois é, todas essas etapas obviamente tem um custo, e infelizmente não é nada barato. A CNH pode chegar ao valor de R$ 3.000, incluindo as taxas de todos os exames, cadastros, prova teórica, prova prática, curso e autoescola.
Depois de concluído todo esse processo o condutor estará apto a dirigir o veículo da categoria que ele tirou a CNH, sempre com muita responsabilidade e cuidado.
E se você acabou de tirar a CNH e deseja proteger o seu veículo contra todos os imprevistos do dia a dia, como roubo, furto colisão e tudo mais, porque afinal, querendo ou não esses riscos existem, escolha a Mútuo, somos uma associação de proteção veicular que está a mais de 7 anos protegendo milhares de associados que buscam uma alternativa de proteção veicular ao seguro convencional. Como somo uma associação sem fins lucrativos, podemos oferecer diversos benefícios de proteção veicular a um custo mais acessível. Faça uma cotação agora mesmo e veja como podemos proteger seu veículo.