Associativismo, conheça como ele funciona
Pensar coletivo é sempre mais vantajoso. Um dos passos para transformações concretas é unir-se a pessoas com propósitos em comum e, assim, vencer os desafios que acabam por impactar a todos. E foi com esse pensamento que a Mútuo surgiu.
O associativismo envolve participação, solidariedade, união e cooperação por objetivos comuns. É uma maneira de mobilizar indivíduos e acreditar que juntos é possível criar propósitos e caminhos para os conflitos e problemas enfrentados pela sociedade.
Em um contexto mais amplo, o associativismo é então a livre organização de pessoas que buscam sanar necessidades coletivas ou mesmo realizar objetivos e alcançar metas comuns a todos. E de forma mais específica, o associativismo diz respeito a uma prática social de organizar associações, que reúnem pessoas físicas ou jurídicas, que se representam mutuamente, diante dos interesses de todos os envolvidos.
As associações são organizações que surgem baseado nesse conceito, sem fim lucrativos com o objetivo de reunir as pessoas e entidades em busca dos mesmos interesses, portanto em termos práticos a associação é a organização que representa e cria condições paras as pessoas usufruírem de seus interesses em comum, assegurado por benefícios e condições para todos os participantes da associação, no caso da Mútuo, nós oferecemos benefícios para que os associados tenham condições de protegerem seu veículo como uma alternativa mais acessível ao seguro convencional.
Como evoluiu o associativismo
O movimento associativista está diretamente relacionado à liberdade. As ditaduras sempre impuseram restrições a formação de associações. Pode se dizer então que o associativismo, ou seja, a liberdade de criação de associação é uma consagração das democracias. Nos últimos anos, a sociedade civil vem se fortalecendo e o associativismo contribui para muitos avanços, o que é muito importante para a consolidação da democracia de um país.
Mas para entender um pouco mais sobre o associativismo, é preciso ir lá atrás na história. Na pré-história já haviam registros de associativismo, a exemplo da caça coletiva. Há mais de 2,5 milhões de anos, o homem já caçava de forma coletiva. A caça e coleta de alimentos silvestres era feita em grupos, como o mesmo objetivo — matar a fome — e diferentes funções definidas especialmente por gênero.
No século XX, foram criadas as associações e coletividades voltadas para a cultura, os clubes desportivos, a recreação, o lazer e a saúde. Atualmente existem associações de diversos segmentos e propósitos e a proteção veicular entra com força entre esses segmentos, justamente por se provar uma ótima e acessível alternativa ao seguro automotivo convencional.
Algumas atitudes são fundamentais para assegurar melhores condições para os associado, como:
- A participação;
- A solidariedade;
- A cooperação em torno de objetivos comuns.
7 princípios do associativismo
- 1º Princípio: adesão voluntária e livre;
- 2º Princípio: gestão democrática pelos sócios;
- 3º Princípio: participação econômica dos sócios;
- 4º Princípio: autonomia e independência;
- 5º Princípio: educação, formação e informação;
- 6º Princípio: cooperação entre associações/cooperativas;
- 7º Princípio: interesse pela comunidade.
Sendo assim, uma associação deve ser a primeira a estar presente em defesa dos seus associados, representando um instrumento que viabilize soluções eficazes.
Benefícios dos associados
- As decisões são aprovadas pela coletividade, sem decisão individualista;
- Divulgação de informações importantes se tornar mais fácil para comunidade;
- Uma das maiores vantagens é a união dos associados que se unem e passam a representar uma força transformadora na comunidade;
- Os próprios associados criam as condições para usufruírem dos benefícios com sua contribuição financeira;
- As possibilidades de benefícios são muitas, redução de custos operacionais, ir em busca de melhores condições de preço e prazo no mercado em qualquer segmento.
Com o associativismo os grupos fica mais fortalecido no quesito representação política e consegue melhores preços junto aos seus fornecedores, entre outras e contribui para o desenvolvimento da sociedade, gerando emprego e renda. Ele movimenta a economia local, promovendo a capacitação da sociedade e dos cuidados ao meio ambiente.
Agora que você já sabe como funciona o associativismo e sua importância para o funcionamento da Mútuo, compartilhe com seus amigos e familiares as possibilidades e benefícios que a Mútuo oferece, ao indicar boas pessoas para fazerem parte da Mútuo, nossa associação se fortalece cada vez mais.
Nossa missão é garantir tranquilidade e segurança para nossos associados, por meio da cobertura, assistência e proteção veicular, por isso tenha a certeza que sempre trabalharemos para que nossos associados jamais fiquem desamparados.
Se você ainda não conhece a Mútuo, fale conosco e veja como podemos tornar sua vida no transito muito mais tranquila!