Carros elétricos é o futuro ou já entramos nessa realidade?

Lexus LF-30

No imaginário dos filmes antigos o conceito de carros do futuro daquela época, a essa altura já estariam voando pelos céus com aparatos extremamente tecnológicos e muito mais a frente do nosso tempo. Mas a verdade é que sim, algumas das tecnologias imaginadas para esses carros se tornaram realidades no só como um protótipo, mas sim de maneira funcional no qual já estão presentes no mercado automotivo.

Por isso listamos a seguir algumas novidades tecnológica dos carros elétricos que já figuram como uma realidade.

Automação

Como o nome mesmo já diz, a automação é uma tecnologia que oferece ao veículo uma inteligência contextual que o capacita de tomar decisões por si só, por meio de sensores no qual emitem estímulos para uma inteligência artificial interpretar e assim tomar a decisão correta, como frear ao se aproximar de outro veículo por exemplo. O objetivo dessa tecnologia é substituir completamente a intervenção humana na condução do automóvel.

Pintura resistente a riscos

Sim, uma tinta que é capaz de não manifestar riscos na pintura do automóvel está sendo desenvolvida pelo Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI de Belo Horizonte em Minas Gerais, estão desenvolvendo uma tinta automotiva resistente a a qualquer tipo de interferência que possa danificar a superfície pintada com essa tinta especial.

Eletrificação

É fundamental destacar o que está motivando as montadoras nessa corrida à eletrificação. Estamos falando de conceitos como sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

Diante das questões climáticas, com o grande impacto que os veículos a combustão causam e também com a pertinente conscientização do consumidor, é cada vez mais importante que a indústria automotiva busque alternativas para diminuir esse impacto, e a eletrificação dos veículos pela troca dos combustíveis fósseis para uma fonte de energia mais renovável.

De momento, a eletrificação ainda é uma tecnologia relativamente cara, mesmo em mercados mais consolidados, como o norte-americano e o europeu. No entanto, conforme aumenta a adoção aos elétricos e a tecnologia passa a ser a norma, há uma tendência natural de harmonização dos preços.

Biometria

A biometria já é uma realidade em nossas vidas em diversas outras áreas, seja em fechaduras residenciais, smartphones senhas de bancos etc. No mundo automotivo essa realidade está surgindo de uma forma mais avançada.

Na CES 2022, que é a maior feira de tecnologia e eletrônicos do mundo a Mercedes-Benz apresentou detalhes dos recursos de infoentretenimento do protótipo Vision EQXX. Uma inteligência artificial com base em detecção biométrica seria instalada nos carros que são compartilhados entre familiares ou amigos e até de assinatura de carros e locadoras, nesse caso ao detectar a biometria da pessoa, o sistema ajustará uma configura específica para aquela pessoa, como a posição programada dos bancos, espelho, temperatura e indo até mais longe, pela biometria, será monitorado o os batimentos cardíacos dos condutores, e assim podendo identificar um possível mal súbito ou e chamar a emergência até o local.

Inteligência artificial coletiva

A mais popularmente conhecida AI, já abordada anteriormente, se trata de um conceito totalmente interligado com a automação veicular, contudo a AI possui algumas particularidades.

Aqui, falamos de uma inteligência computacional que se interagem com uma rede comunicacional inter veicular. Basicamente a ideia é que os carros estejam conectados a uma mesma rede compartilhada de acordo com o seu posicionamento. Com isso, os veículos poderão comunicar entre si diferentes parâmetros como velocidade, distância e afins.

A junção dessa comunicação constante, com a autonomia de movimento dos veículos, poderá revolucionar o transito como conhecemos, reduzindo drasticamente o trânsito, consequentemente o numero de acidentes chegará a quase zero com um transito mais fluido e com velocidade otimizada.

Detecção de buracos

Um dos maiores vilões do condutores sem dúvidas são os indesejáveis buracos nas estradas, que por sinal é um problema bastante comum aqui no Brasil, causador de acidentes inclusive.

A montadora Juguar Land Rover, anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia que para detecção de buracos nas ruas. O projeto chama-se “Pothole Alert” (Alerca de Buraco), o projeto de pesquisa prevê o desenvolvimento de um equipamento para identificar os obstáculos e ajustar o sistema de suspensão para minimizar possíveis danos e tornar a condução mais agradável.

O protótipo da fabricante ainda está em fase de testes e registrou obstáculos por meio de variações do curso da suspensão do veículo Land Rover Evoque ao passar por obstáculos. Mas o objetivo do fabricante é desenvolver um equipamento que seja capaz de escancear a pista, antecipando as reações do veículo.

Outras empresas como Tesla, Google e empresas coreanas também já trabalham com soluções semelhantes. Em breve deve se tornar uma tecnologia mais acessível e presente nos nossos carros.

Foto: Pixabay

Mas afinal, quais são os tipo de carros elétricos já disponíveis no mercado

Carros híbridos elétricos: O carro híbrido elétrico como o nome já diz, utiliza ambas as fontes de energia a combustão e a elétrica, sendo o motor elétrico auxiliar, esses veículos tendem a serem muito eficientes, no uso e apresentam uma redução no consumo de combustível e assim menos poluente.

Nos carros híbridos, há os de motores híbridos plugin. Neles o motor elétrico pode ser carregado externamente (por meio de tomadas elétricas), ou seja, não é necessário combustível para fazer o carro funcionar. Nesse tipo de veículo a bateria é utilizada em paralelo com o motor a combustão, sendo ativado somente em ocasiões necessários pelo plugin.

Carros 100% elétricos: Esses sim são os carros totalmente dependentes de energia elétrica, muito mais limpos ecologicamente do que os carros a combustão, embora esse tipo de veículo não se livre de discussões acerca da forma como essas empresas estão gerando essa energia elétrica direcionada para o cabo de recarga. Ainda que essa energia seja gerada de uma fonte poluente como o carvão mineral, os veículos são bem mais sustentáveis pois utilizam somente bateria para fazer o carro se mover.

Carros a células de hidrogênio: Esses modelos levam as células de um combustível próprio à divisão e fusão para gerar energia elétrica a partir de átomos de hidrogênio. Utilizam-se desse combustível inovador para gerar motores pelo menos 30% menos poluentes que um carro tradicional. Esse tipo de veículo alimentado por células de hidrogênio produzem resíduos não limpos, e não possuem mais nenhuma outra forma de serem recarregados, ou seja, você deverá utilizar apenas as células de hidrogênio. Essa tecnologia ainda é muito recente, em uso apenas nos Estados Unidos. Ainda não é possível concluir qual será o futuro desta tecnologia.

De fato, algumas das tecnologias imaginadas pelos filmes antigos estão longe de se tornarem realidades já outras estão se consolidando em nosso cotidiano, futuro dos carros elétricos já chegou, talvez não do jeito que gostaríamos, voando pelos céus, mas com certeza vão ser muito mais eficientes e seguros.

Mas até que essa segurança não chegue, se você não tem ou não conhece uma proteção veicular, veja como podemos proteger seu veículo dos imprevistos cotidianos no trânsito.

Veja mais matérias

Mútuo

Somos uma associação que oferece assistência, amparo e proteção veicular em todo o território nacional, sem fins econômicos. Graças ao associativismo podemos garantir tranquilidade aos nossos associados por meio de benefícios diferenciados, como proteção contra colisão, roubo, furto, incêndio e muito mais. Estamos no mercado a mais de 6 anos e sempre prezamos pelo melhor atendimento possível com agilidade e eficiência para oferecer o melhor às pessoas que depositam sua confiança em nós. Aqui o associado encontra uma central de soluções para seus problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *