Dicas para cuidar do ar-condicionado do seu veículo

Cuidar do ar condicionado do veículo nem sempre é uma prioridade das pessoas, geralmente só lembramos que precisamos revisar no momento em da troca do gás, para voltarmos a ficar no friozinho confortável que o ar condicionado nos proporciona não é mesmo? Porém não cuidar corretamente do seu ar condicionado pode trazer vários problemas, seja um mal funcionamento ou até mesmo problemas de saúde, então veja quais são os cuidados que devemos ficar atendo.

Se você mantiver o aparelho sempre limpo, substituir os filtros com frequência e conferir o estado dos cabos e conexões, a chance de acontecer uma pane inesperada é praticamente zero.

Abaixo, você confere essa e outras dicas simples, mas importantes para manter o ar-condicionado sempre em perfeito estado!

1. Não deixe o ar desligado por um longo período

Se o aparelho ficar muito tempo desligado o acúmulo de poeira pode prejudicá-lo. Para garantir a lubrificação e evitar o ressecamento das peças, ligue o ar pelo menos uma vez por semana.

2. Dissipe o ar quente do carro

Quando seu carro estiver sobre forte calor, ao entrar abra as janelas e dissipe o ar quente do interior antes de ligar o ar-condicionado. Isso ameniza a temperatura interna e não faz o sistema trabalhar mais intensamente, forçando os componentes e comprometendo sua vida útil e também gerando um maior gasto de combustível.

3. Use o botão de circulação com moderação

Ele serva para resfriar mais rápido, não deve ser usado habitualmente, pois ele causa sobrecarga do aparelho ou saturação do ar no interior do carro.

4. Limpar e substituir os filtros periodicamente

Não adianta, a limpeza é o principal cuidado que devemos ter com o ar condicionado, pois é a melhor maneira de manter o seu melhor funcionamento e também evitarmos problemas de saúde, apesar de estarmos em momento mais tranquilo da pandemia da covid-19, o vírus ainda esta por ai, por isso devemos sempre manter o ar-condicionado limpo.

Para você ter uma ideia do quanto a limpeza é importante, saiba que o acúmulo de poeira no equipamento é o principal responsável pela obstrução dos canais em que o ar circula. Assim, com a circulação obstruída, o ar-condicionado perde consideravelmente sua capacidade de resfriamento.

Recomenda-se então que os filtros sejam limpos a cada 15 dias com o auxílio de uma escova macia. Inclusive, durante a instalação do aparelho, o ideal é escolher um local de fácil acesso aos filtros. Caso as aletas estejam muito sujas, experimente limpá-las no sentido inverso do fluxo de ar, pois é mais eficiente.

Caso aconteça um descuido e você acabar deixando a sujeira acumular, nessas horas também é possível contar com a ajuda de um técnico A limpeza profissional, inclusive, é ainda mais eficaz para combater a proliferação de bactérias, vírus e fungos no equipamento.

5. Evite deixar portas e janelas abetas enquanto o ar estiver ligado

Esse erro não devemos cometer em hipótese alguma, pois isso além de ser um tremendo desperdício de combustível, comprometerá ainda mais a vida útil do aparelho.

Isso porque, com o ambiente aberto, o aparelho precisará fazer muito mais esforço para trabalhar, o que gera um desgaste desnecessário na peça e um maior consumo energético.

Por outro lado, quando o lugar em questão está devidamente fechado, o equipamento trabalhará com rendimento máximo, climatizando o local sem pesar a conta de energia elétrica no final do mês.

Curtiu as dicas? Diz pra gente como você cuida do ar-condicionado do seu carro. E nos siga em nossas redes sociais pra não perder nenhum conteúdo do mundo automotivo. Estamos no Facebook e Instagram.

Mútuo

Somos uma associação que oferece assistência, amparo e proteção veicular em todo o território nacional, sem fins econômicos. Graças ao associativismo podemos garantir tranquilidade aos nossos associados por meio de benefícios diferenciados, como proteção contra colisão, roubo, furto, incêndio e muito mais. Estamos no mercado a mais de 6 anos e sempre prezamos pelo melhor atendimento possível com agilidade e eficiência para oferecer o melhor às pessoas que depositam sua confiança em nós. Aqui o associado encontra uma central de soluções para seus problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *