O que escolher, álcool ou Gasolina?

Álcool ou gasolina? Qual é o melhor combustível para o seu carro? Se essa dúvida assombra os seus pensamentos, então você chegou ao local certo.

Se você chegou aqui com o objetivo de saber qual, de fato, é o “melhor combustível de todos os tempos”, já podemos adiantar que não é isso que você encontrará aqui.

Cada combustível conta com particularidades bastante específicas, fazendo com que o benefício de cada um deles dependa exclusivamente do usuário.

Mas fique tranquilo, abordaremos essa questão ao longo do texto, assim como outras questões importantes que você também precisa saber antes de escolher o combustível ideal.

Portanto, sem mais enrolação, vamos conhecer as principais diferenças entre a gasolina e o álcool e saber qual é a melhor opção para você.

Gasolina

gasolina é um combustível fóssil e não renovável, constituído por hidrocarbonetos e por produtos oxigenados, porém em menor quantidade.

Com todas essas informações conhecidas hoje por boa parte das pessoas, é quase impossível acreditar que esse mesmo combustível foi descoberto por acaso.

Até meados do século XX, os postos de gasolina eram extremamente raros e tornavam o abastecimento dos veículos uma tarefa bastante complicada.

Engraçado pensar que, na época, encontrar petróleo não era o problema, o problema era encontrar um posto de abastecimento.

Álcool

Já o álcool pode ser um biocombustível de fonte renovável, produzido a partir da cana de açúcar, mandioca, milho, batata e beterraba.

Além de bioetanol, o álcool também pode ser um combustível sintético, produzido através de recursos naturais, como o carvão e a madeira.

O combustível já era utilizado em motores à explosão desde o início do segmento automobilístico mundial. Porém, o álcool só viria a ser amplamente reconhecido alguns anos depois.

No ano de 1927, a Usina Serra Grande Alagoas foi a primeira usina do Brasil a produzir o etanol, já que em 1925, o Brasil produziu seu primeiro carro à base de álcool.

Contudo, na década de 1970, com a crise do petróleo ganhando proporções cada vez maiores, o Brasil criou o programa internacional Pró Álcool, aumentando a popularidade do etanol ao redor do mundo.

Vantagens e desvantagens do álcool

Sem qualquer sombra de dúvidas, o álcool se sobressai pela sua ótima absorção de CO2, tornando-o mais ecológico.

Além da recaptação, outro ponto positivo bastante interessante do etanol é que, por conter água na sua composição, o combustível acaba fazendo uma “limpeza” em todo o sistema do veículo.

E podemos perceber esse ponto ao abrirmos o capô e nos depararmos com o motor extremamente limpo.

Porém, tudo tem um preço, e o do álcool é o seu desempenho bruto.

O etanol possui uma densidade energética muito baixa, fazendo com que o veículo necessite de uma quantidade maior de combustível para realizar o mesmo trajeto da gasolina, por exemplo.

Outro ponto negativo do combustível é justamente o que elogiamos anteriormente: a água em sua composição.

Apesar de ajudar na limpeza do motor e no resto do sistema, a água também pode ajudar a enferrujar as engrenagens da mecânica do carro.

Vantagens e desvantagens da gasolina

Enquanto o álcool decepciona por sua densidade energética, a gasolina se sobressai com louvor.

A densidade elevada faz com que a capacidade de aproveitamento do veículo seja melhor, fazendo com que o carro se desloque por distâncias maiores, mas sem gastar muito.

Além disso, a gasolina ajuda a lubrificar e hidratar todo o sistema do veículo, devido a sua composição.

Porém, por se tratar de um combustível fóssil, a gasolina não traz benefícios ao meio ambiente. A falta de sustentabilidade do combustível se dá pela emissão excessiva, tanto de dióxido quanto de monóxido de carbono.

Considerado como um poluidor localizado, o monóxido de CO2 pode alcançar até 100 quilômetros de altura depois que é liberado.

Veja mais matérias

Mútuo

Somos uma associação que oferece assistência, amparo e proteção veicular em todo o território nacional, sem fins econômicos. Graças ao associativismo podemos garantir tranquilidade aos nossos associados por meio de benefícios diferenciados, como proteção contra colisão, roubo, furto, incêndio e muito mais. Estamos no mercado a mais de 6 anos e sempre prezamos pelo melhor atendimento possível com agilidade e eficiência para oferecer o melhor às pessoas que depositam sua confiança em nós. Aqui o associado encontra uma central de soluções para seus problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *